terça-feira, 6 de maio de 2014

A ordem do cortejo de casamento

Uma das questões que mais geram dúvida no mundo dos casamentos é com relação a entrada da noiva e a ordem do cortejo da cerimônia. Essa com certeza é uma questão polêmica, mais eu vou apresentar aqui alguns fatos que visam elucidar essas questões.

Em primeiro lugar vamos analisar o que se diz e ensina por ai com relação a esse assunto.

A ordem do cortejo

- Quem entra primeiro o noivo e a mãe ou os pais dos noivos?

Há os que defendam que o noivo e a mãe devem ser os primeiros a entrar (conforme vemos no esquema abaixo) com a justificativa que "o noivo abre e a noiva fecha".


Outros já defendem que os pais devem entrar primeiro, justificando que eles "são os anfitriões do evento e quem pagam pela festa", o que em tempos modernos não condiz com a realidade.

E há ainda aqueles que seguem a "ordem de precedência", ou seja, do menor para o maior grau de importância, sendo assim os padrinhos entram abrindo o cortejo (conforme o esquema abaixo).


 Entrada da noiva

- E a noiva qual o lado correto????


Em alguns cortejos vemos a noiva no lado esquerdo do pai, na justificativa que é o lado que ela deve se posicionar no altar, outros preferem que a noiva entrem do lado direito pois assim o pai ou acompanhante não pisa na cauda do vestido nem no véu quando faz a entrega do noiva.



Antes de discutirmos o que é certo ou errado, vale lembrar uma regrinha básica:

"Cerimonial é flexível, protocolo é lei"

Ou seja, o cerimonial pode ser alterado conforme necessidades ou preferências, já o protocolo não pode ser alterado de forma alguma é uma lei que deve ser seguida e ponto.

Não existe protocolo com relação a ordem de entrada do cortejo ou relativo aos lados em que a noiva ou madrinhas devem entrar, existem até alguns livros que tratam sobre o assunto, eu mesma pesquisei 06 livros onde 02 informavam que a noiva entra do lado direito do pai,  02 que ela deveria entrar do lado esquerdo e os últimos 02 livros (sendo esses dos dois mais conceituados organizadores de eventos brasileiros) que tanto faz e não há regra.

Isso mesmo que você leu, mesmo a igreja católica não contém um protocolo (lei) tratando sobre esse assunto, alias no cerimonial católico nem existe entrada de cortejo, sendo assim aquele lance de assistir o casamento da novela e sair por ai dizendo que a noiva entrou do lado errado já era...rs

Isso justifica porque, pelo menos na cidade de São Paulo, cada igreja tem suas próprias regras com relação a entrada do cortejo. O que não muda, pelo menos na cerimônia cristã, é que no altar a noiva e sua família ficam posicionados do lado esquerdo e o noivo e sua família do lado direito (conforme esquema abaixo).



Nenhum comentário:

Postar um comentário