quarta-feira, 28 de maio de 2014

Relacionamento com o cliente no mercado de festas



No mundo corporativo muito se fala sobre relacionamento com o cliente, muitas planos e metas são traçados buscando aperfeiçoar a relação entre ambos, departamentos e cargos foram criados somente para pesquisar qual o real desejo do cliente e como superar suas expectativas, e isso é parte fundamental das estratégias de marketing das empresas.

Porém no mercado de festas esse trabalho ainda não está muito claro, muitos profissionais confundem relacionamento com o cliente com amizade e intimidade, quem já trabalha há algum tempo no mercado de eventos sociais sabe que como a maioria das festas trata de um momento especial em família, o atendimento ao cliente é muito pessoal e à linha entre profissional e pessoal é muito tênue.  E com isso muitos profissionais acabam avançando demais, forçando até certa intimidade e com tratamentos que nada tem de profissionais. Uma vez eu presenciei uma assessora de festas que tratava suas clientes como noivitchas.

Mas o que é na verdade relacionamento com o cliente?

Conhecido na área de marketing como CRM (Customer Relationship Management), ou gestão de relacionamento com o cliente é um conjunto de ferramentas que objetiva ajudar as companhias a criar e manter um bom relacionamento com seus clientes. O CRM coloca o cliente no centro do processo dos negócios, sendo desenhado para perceber e antecipar as necessidades dos clientes atuais e potenciais.

Num mercado onde o boca a boca é fundamental para o desenvolvimento do negócio e a concorrência esta cada dia mais acirrada, estar atento às necessidades dos clientes e antecipa-los é algo que deixará sua empresa sempre à frente e se destacando das demais, mas é claro que para isso é necessário muito conhecimento, planejamento, estratégias e ferramentas apropriadas e não apenas tratando o cliente com intimidade ou achando que ele é seu melhor amigo.

Mas o eu quero incentivar hoje e o inicio de um relacionamento profissional com o cliente, reconhecendo os direitos e deveres de cada um nesta relação, fazendo com que você identifique as necessidades dele e trabalhe de forma a superar todas as suas expectativas sem invasões de privacidade ou abusos. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário