terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Cerimonialista X Organizador



Desde 2009 existe na câmara dos deputados um projeto de lei (PL 5425) de autoria do deputado Arnaldo Faria de Sá que visa regulamentar a profissão de cerimonialista, o projeto já foi arquivado (como dois outros projetos anteriores), porém a pedido do CNCP - Comitê Nacional de Cerimonial Público o desarquivamento foi solicitado e agora aguarda a Pauta na Comissão de Finanças e Tributação (CFT).

A principio o projeto visava que apenas profissionais de nível superior com formação especifica e/ou mais de 5 anos de profissão poderiam ter o registro de cerimonialista, porém o substitutivo da Deputada Manuela D´Avila que foi aprovado por unanimidade, determina que o exercício da profissão seja livre (ou seja, não exige formação especifica na área).

Caso o projeto seja aprovado será criado o Conselho Federal de Cerimonial, que terá a função de registrar e fiscalizar os profissionais.

Muitos profissionais do mercado de eventos sociais aguardam ansiosos pela regulamentação da profissão, pois acreditam que assim conseguiremos dar fim aos amadores (sendo o exercício da profissão livre, acho difícil mudarem esse cenário), mas ainda assim nos deparamos com uma situação ainda mais complicada, pois o profissional conhecido na maior parte do país como cerimonialista na verdade não o é. Segundo  Jânio Ferreira de Moura em artigo escrito para o próprio CNCP de titulo "Cerimonialista um serviço ainda desconhecido por muitos..." o trabalho de um cerimonialista deve ser definido como:

"guardião das leis, de certas formalidades, profundo conhecedor das leis, estatutos e costumes para reverenciar um ato solene, seja ele, de caráter religioso, político, judiciário ou mesmo privado"

Diante disso podemos concluir que os profissionais que atuam em todo o país organizando festas em gerais não se encaixam neste perfil, sendo assim o projeto de lei PL 5425/2009 mesmo que exige-se a formação especifica na área, efetivamente não afetaria o mercado de eventos sociais.

Apesar de tudo isso devemos nos lembrar que apesar da profissão de organizador de eventos não ser regulamentada,  a atividade de organização de eventos é, conforme podemos ver na Lei Geral do Turismo, segundo Subseção V e Art. 30:


"compreende-se por organizadoras de eventos as empresas que tem por objeto social a prestação de serviços de gestão, planejamento, organização, promoção, coordenação, operacionalização, produção e assessoria de eventos."

§ 1° As empresas organizadoras de eventos distinguem-se em 2 (duas) categorias: as organizadoras de congressos, convenções e congêneres de caráter comercial, técnico-cientifico, esportivo, cultural, promocional e social, de interesse profissional, associativo ou institucional e as organizadoras de feiras de negócios, exposições e congêneres.

Segundo essa mesma lei, todo evento deve possuir um profissional de organização responsável e que o mesmo obrigatoriamente deve ser cadastrado junto ao Ministério do Turismo (Cadastur) .

Hoje no Brasil, infelizmente não possuímos um levantamento da quantidade de profissionais  e empresas atuantes na área de organização de eventos sociais, e isso se deve ao fato da informalidade presente neste mercado, mas a partir do momento que começarmos a nos mobilizar para que haja uma formalização no setor e que a lei se faça cumprir conseguiremos diminuir o n° de amadores e até a invasão de profissionais de outros segmentos do mercado que se julgam aptos a desempenhar nossa função.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Quem é quem no mercado de eventos



Hoje existe uma tremenda confusão com relação a definição da profissão usada por profissionais de eventos. Por isso este post visa elucidar informações sobre a função do profissionais.

Produtor - Produz shows e espetáculos diversos.

Promoter ou Promotor - Promove festas e eventos, ou seja tem a função de conseguir "convidados" para determinado evento.

Organizador - Planeja e organiza eventos corporativos e sociais. Coordenador - Coordena as atividades na execução de um evento.

Cerimonialista - Trabalha na realização de cerimônias públicas e privadas de acordo com o protocolo vigente.

Vamos então nos aprofundar mais sobre o organizador de eventos sociais, que no caso pode desempenhar diversas funções, para que vocês possam entender melhor vou usar como exemplo a profissão de jornalista. A formação do jornalista é em comunicação social com habilitação em jornalismo e ele pode desempenhar funções como: repórter, assessor de imprensa, redator, noticiarista e etc.

Da mesma forma o organizador de eventos pode desempenhar várias funções, como: assessor, consultor, coordenador e até cerimonialistas em alguns casos. Abaixo segue um descritivo detalhado de cada uma dessas funções.

Assessor - definição: Que assessora, que auxilia; adjunto, assistente.
Aplicação - O assessor tem como papel auxiliar o cliente no planejamento total ou parcial do evento.

Consultor - definição: (1) é o profissional que, por seu saber, sua experiência, é procurado para dar ou fornecer consultas técnicas ou pareceres, a respeito de assuntos ou matéria dentro de sua especialidade. (2) profissional de atuação específica que orienta e fornece conhecimento como alternativa de conseguir um objetivo de uma forma mais eficiente e eficaz ao que já vinha sendo feito.
Aplicação - A consultoria tem como objetivo orientar e aconselhar de forma técnica aos clientes com relação ao planejamento e organização do evento. É um serviço avulso fornecido para fins específicos conforme necessidade do cliente.

Coordenador - definição: (1)que coordena. Pessoa incumbida de orientar, harmonizar, coordenar os trabalhos de um grupo.(2)Pessoa devidamente qualificada em determinada área para atuar na distribuição de tarefas,confiando-as a pessoas à ela subordinadas capazes da execução.
Aplicação - O coordenador tem a função de acompanhar e supervisionar a execução de diversas tarefas e serviços, intervindo sempre que necessário para corrigir eventuais falhas para que possa tornar o projeto viável.

Cerimonialista - definição: é o profissional responsável pela organização do cerimonial* do evento: cerimônias oficiais, ou público-privado.
Aplicação - O cerimonialista social tem como função organizar o cerimonial de acordo com as regras protocolares e ritos religiosos. A função do cerimonialista é apenas acompanhar a cerimônia religiosa ou em alguns casos o cerimonial da festa (que acaba com o corte simbólico do bolo).

 *Cerimonial é a aplicação do protocolo (conjunto de regras que orientam as cerimônias civis, militares ou religiosas.)

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Casamento Nathalia e Fernando

No dia 02 de Dezembro tive o privilégio de ajudar duas pessoas muito queridas na realização de seu casamento. Com certeza Nathalia foi a noiva mais organizada que já conheci o que facilitou muito para que tudo estive-se perfeito. Além disso o casamento tinha a cara nos noivos, despojado e autêntico, algo que eu admiro muito pois torna o evento único.


Ficha Técnica
Espaço: Questt
Buffet: Karina´s
Decoração: Rose Decorações
Foto e vídeo: Zulai Produções
Músicos: Daniel Ribeiro e Cia
Celebrante: Pr. Venefrides

domingo, 30 de dezembro de 2012

Casamento Mariana e Fellipe

Hoje quero mostrar para vocês um casamento que organizei e foi realizado no dia 15 de novembro de 2012, foi um evento muito especial para mim, não apenas por ser amiga dos noivos há muitos anos, mas por que eles confiavam plenamente em mim e todas as ideias que eu dava eram aceitas de imediato (acredito que afinidade entre nos contribuiu muito para isso). A cerimônia foi realizada pelo Pr. João Verissimo (amigo dos noivos) e a benção foi dado pelo avô no noivo que é Pastor jubilado, as canções ficaram por conta dos amigos Leonardo, Tania e Isaias. Abaixo algumas fotos do evento

Ficha Técnica
Espaço: Savana Alphaville
 Buffet: La Bucca
 Assessoria e Projeto de decoração: Andreza Novais
 Decoração (execução): Lisiantus Decorações
 Foto e Video: Videomar Produções
 Orquestra: Inovart Iluminação Cénica: Deepro

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Tunel do tempo

Que tal uma viagem ao passado para ver como as noivas se vestiam no inicio do século passado. Amo fotos antigas e aqui vão algumas para que vocês possam curtir também.

uma maravilhosa surpresa

Esses dias ao ler a revista Wedding Planner Magazine tive uma agradável surpresa, meu nome constava lá no meio de tantos outros profissionais de diversos países com uma parabenização por ter conquistado a certificação de PBC da Association of Bridals Consultants e eu fiquei muito feliz. Agora aguardo ansiosa o nome de outros profissionais brasileiros :)